Friday, June 13

Sexta-feira 13


Pic by Twi

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa Sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.
Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar treze pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio. Os treze ficavam rogando pragas aos humanos.


Retirado da Wikipédia

Pic by alix05

E vocês?

Que sentem em relação

às

Sextas-feiras 13?

11 comments:

Salto-Alto said...

depois anda-me dizer que não somos gémeas virtuais... publicamos um post mesmo muito muito parecido... depois de ver o teu fui alterar o meu e deixei apenas uma notinha...

Ai de ti que a partir de agora duvides!!!!

Beijocas e um óptimo fim de semana gatinha! ;p

Salto-Alto said...

ah, com aquela treta toda esqueci-me de responder à pergunta lol

Eu não tenho qualquer tipo de preconceito em relação às sextas-feiras 13. São uma sexta como qualquer outra, mas nesta há piadas, comentários e pesquisas sobre este tema!

Já ta! :)

Beijinhos!

Martim said...

Dia igual a todos os outros mas pensado para o misterio j� s� acontece uma vez no ano...tambem podiam inventar segunda feira 1 ou a ter�a feira 15:)
beijos***bom fim de semana

MR. HEAVY said...

Para mim é um dia como outro qualquer!! não ligo nada a estas coisas..... No entanto achesuper interessante o texto que publicas-te...

Å®t Øf £övë said...

Nogs,
Para te ser muito sincero não dou qualquer importância. Chego mesmo a nem me lembrar de tal.
Agora que me alertaste para este facto, até te posso dizer que a minha última sexta-feira foi muito agradável.
Bjo.

Queen Frog said...

Por aqui é mais terça-feira 13...o que, a meu ver, diz mto de ser uma superstição. Há quem lhe atribua mto significado, e portanto td o q acontecer nesse dia será explicado por ser sexta-feira 13...

Salto-Alto said...

:( a sexta-feira 13 deve ter trazido uma contipação que só chegou no sábado! lol

Estou doente e rabugenta e vim aqui comentar so porque me apeteceu ver o cantinho da queridissima Nogs.

Vou voltar a espirrar enquanto estudo :(

Beijocas anasaladas

nOgS said...

Oh, linda. E a vitamina C?

As melhoras, beijoquinhas

PS: Desculpa, mas tenho tido pouco tempo livre, não consigo escrever ao ritmo que me lês, mas obrigada pelo teu carinho.

muack!

Sadeek said...

Nogs....antes de mais obrigado pela visita!

O que sinto em relação às sexta-feiras 13!? O mesmo que sinto em relação a todos os outros dias da semana...na maior parte das vezes...nada!!!

Aliás, distraído como sou na maior parte das vezes nem sei a que dia ando...eheheh

BEIJOOOOOOOOOO

Mateso said...

Bem eu não acredito em bruxads mas que as há... há!
Gostei
Bjs.

Sandra said...

Não me assustam, até porque eu casei no dia 13. É apenas um número e um dia da semana. Depende da crença de cada um e das suas fobias...